sábado, 26 de fevereiro de 2011

Píton

Píton é um nome comum para uma família de serpentes constritoras, especificamente Pythonidae. Nenhuma das serpentes desta família possui dentes inoculadores de veneno, porém possuem presas afiadas curvadas pra dentro para agarrar sua presa. As pítons variam de 4,5 a 6 metros de comprimento. Assim como as Sucuris as Pítons enrrolam-se nas presas e as esmagam com sua força monstra. Possuem várias espécies de Pítons no mundo.
Entre as principais estão:
  • Píton - Angoloana.
  • Píton - Asiática.
  • Píton - Indiana.
  • Píton - Real.
  • Píton - Reticulada.
  • Píton - Africana.


A espécie Píton é retratada em diversos filmes como sendo "gigante e sedenta por sangue". Isso não acontece na realidade.

Piton Africana


Piton Real


Piton Reticualda


Piton Asiatica


Piton Angolana


Piton Albina

Piton Timorense

Piton Sanguinea




Existem varias espécies de píton porém a que vamos citar é sobre a píton asiática (phyton reticulatus) que é uma das maiores do mundo e competem só com a Anaconda.São muito encontradas no sudoeste da Ásia, Filipinas e Indonésia. Costumam habitar locais úmidos como florestas tropicais, áreas rurais porém estão sempre próximas da água como pequenos lagos, rios e também ficam muito em árvores também não são animais venenosos mas na natureza tendem a ser animais extremamente nervosos principalmente na presença de caçadores e muitas vezes para escapar picam porém espécies criadas em cativeiro tendem a ser dóceis e chegam até a interagir com os donos. Elas tem os músculos bem desenvolvidos já que para matar suas presas utilizam a técnica da constrição que mata por asfixia.Costumam descansar em buracos que outros animais fazem e tem hábitos noturnos.
Elas não são as mais pesadas e seguem padrões diferentes, no dorso, porém, elas têm formas que parecem com diamantes ao longo do dorso, mas as cores que variam.A cabeça dessa espécie costuma ter uma linha que corta desde os lhos até o ângulo das mandíbulas.
A maturidade sexual é atingida a partir do 2º ano de vida sendo que a época mais adequada para reprodução é compreendida nos meses de Setembro a Março.Machos e fêmeas costumam ficar mais velozes nessa época por isso a alimentação deve ser controlada evitando que fiquem obesas, elas chegam a botar de 25 a 80 ovos e seu extinto materno fica muito aguçado protegendo de tudo e todos o ninho, porém, isso só dura até que os filhotes nasçam pois assim que eles saem do ovo eles já são independentes.São animais estritamente carnívoros comendo porcos, cachorros, ratos, aves,veados e até animais.
Muitas são caçadas pela sua pele já que tem cores variadas são muito visadas pelos produtos de couro que elas podem gerar e também pela sua carne.Elas são capturadas na floresta e exportadas para serem vendidas como animais de estimação (totalmente ilegais) e também feiras de répteis.


















5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. esquece eu que passei muito rápido kk

    ResponderExcluir
  3. Uma pergunta: as pítons albinas não se criam nas florestas ou só em cativeiro?

    ResponderExcluir
  4. outra pergunta(essa é para ajudar a minha avó):uma cobra com a cabeça assim: \/(a sua visão se estiver na frente da cobra)ela é bege com pitas amarelas ela e bem grandinha. que cobra é essa?

    ResponderExcluir
  5. olá! excelente post. Muito informativo! gostaria de saber se você sabe quem negocia com Pythons. Regius pra ser mais exato. desde já agradeço

    ResponderExcluir