O Peixe-Bruxa é mais um daqueles animais marinhos difíceis de classificar devido suas características únicas e, por causa de sua linhagem primitiva, não se tem certeza nem se é correto definí-lo como “peixe”.Apesar de às vezes serem referidos como enguias, isso também não está certo. A única coisa relacionada a esse animal que é quase um consenso entre a comunidade científica e a mídia popular, é que ele seria a criatura mais nojenta de todo o oceano.
Seu mecanismo de defesa, consiste em expelir um muco viscoso que, quando entra em contato com a água ao seu redor, transforma-se num gel grosso e grudento em segundos.A gosma é tão eficiente que prende o próprio peixe, que é capaz de escapar dela dando nós em seu corpo.
Um Peixe-Bruxa adulto produz muco suficiente para transformar 20 litros de água em gel em questão de minutos.
Os Peixes-Bruxa são peixes demersais de águas frias ou temperadas, encontradas apenas no norte e sul dos oceanos Atlântico e Pacífico. Vivem em fundos de lodo, onde se enterram e alimentam-se principalmente de peixes mortos ou doentes, penetrando no seu corpo e escolhendo imediatamente os seus fígados. Mas também são predadores activos de invertebrados bentónicos. Hábitos nocturnos.
As fêmeas produzem 20-30 ovos com 20-25 mm de diâmetro, providos duma casca córnea com um grupo de filamentos em forma de âncora em cada extremidade.
Devido às suas características fisiológicas, as mixinas não possuem osmorregulação e são muito sensíveis às variações da salinidade. Embora tenham pouco valor culinário (excepto no Japão), algumas das suas espécies encontram-se ameaçadas pela sobrepesca, uma vez que são capturadas por causa da sua pele forte e macia, que é vendida no mercado internacional como "pele-de-enguia".
Nenhum comentário:
Postar um comentário