O que procura?

domingo, 21 de novembro de 2010

Piranha Vermelha

A Piranha-Vermelha (Pygocentrus nattereri) é uma espécie de peixe da família Characidae. Tais peixes habitam as bacias dos rios Amazonas, Paraná e São Francisco. Possuem coloração avermelhada, com cabeça e dorso acinzentados e chegam a medir até 20 cm de comprimento. Também são chamados de chupita, coicoa, piranha-caju e piranha-vermelha-da-amazônia. Seu nome científico, por sua vez, foi dado em homenagem ao naturalista Johann Natterer.
No caso das piranhas não é o tamanho que conta. São os dentes. Os dentes do peixe têm apenas cerca de 4 mm de comprimento, mas funcionam como verdadeiras navalhas, e o mecanismo completo da mandíbula é projetado para eficiência da mordida.
Os dentes são espaçados em padrão entrelaçado, de modo que quando a mandíbula de uma piranha se fecha com um estalido, os dentes superiores e inferiores se entrelaçam como dezenas de tesouras afiadas. As mandíbulas são incrivelmente fortes. São comuns em quase todo Brasil, e atacam pessoas também. São peixes perigosos que requerm bastante cautela, em caso de uma mordida deve-se sair rapidamente da água, uma vez que elas só nadam de cardume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário