O que procura?

domingo, 30 de janeiro de 2011

Orangotango

O Orangotango não possui cauda. A fêmea pesa em média 40 Kg e o macho aproximadamente 75Kg (alguns chegam a 100Kg). O pêlo é fino, comprido e abundante. As pernas são pequenas e relativamente fracas, mas o braços e as mãos são muito fortes. 

Gestação: 227 a 275 dias.
Número de filhotes: 01.
Alimentação: Basicamente frutas, e também folhas, ovos sementes e pássaros jovens.
Curiosidades: Podem viver em árvores de 150m de altura.

Os indivíduos que vivem em cativeiro são mais robustos.
O adulto possui uma bochecha proeminente, principalmente os machos mais velhos.
São encontrados aos pares ou em grupos e é muito ativo durante o dia.
Quando provocado é perigoso.
Completa seu crescimento dos 10 aos 12 anos, embora seja sexualmente maduro mais cedo.
Alerta: Ameaçados de extinção, devido principalmente à destruição de seu habitat para a agricultura. 
Pouco se sabe sobre a inteligência dos orangotangos. Os poucos testes que foram feitos demonstraram uma grau de raciocínio e memória (principalmente memória) altos, perdendo apenas para o chimpanzé e é claro, não podemos nos esquecer, o homem.
As observações do orangotango em seu habitat natural demonstraram que, assim como os gorilas, só que em bem menor grau, possuem conhecimento sobre plantas, comendo-as de acordo com o que desejam curar.
O único teste que os orangotangos ganham dos chimpanzés e até de humanas, é o teste do labirinto. Esse animal é campeão no senso de localização, também, vivendo a 50 metros de altura todos os galhos parecem iguais e formam um labirinto. Para viver em tal habitat é de profunda importância que saibam se localizar. Imagine só como eles conseguem saber onde estão, naquele emaranhado de galhos e folhas, as árvores mais frutíferas? Como que eles não se perdem?
O uso de ferramentas verificada nos outros três grandes primatas (homem, gorila e chimpanzé) raramente foi visto nos orangotangos. Suas mãos estão sempre ocupadas com galhos por isso é raro o uso de utensílios por parte desta espécie.
A poucos tempos cientistas que observaram o comportamento de vários grupos de fêmeas de orangotango constataram um fenômeno que dentre todos os animais da terra ocorre apenas em homens, chimpanzés e gorilas, e a formação de cultura.
Os grupos de orangotangos possuem peculariedades, cada grupo de fêmea tem um tipo de cuidar da prole, uma maneira de abrir frutas, e etc.

Um comentário:

  1. Oi!

    Recentemente tenho assistido a vários programas no canal Animal Planet sobre macacos e sempre tive muito interesse sobre este assunto.
    Os programas que assiti eram algo como "Mãe Macaco" e "SOS Gorilas".
    Gostaria de ter mais informações sobre como posso ajudar ou participar de projetos ongs nesse sentido.
    Aguardo e agradeço qualquer contato e ajuda!

    lidianedalcastagne@hotmail.com

    lidiane_zoboli@hotmail.com

    Muito obrigada!



    Lidiane Z Dalcastagné.

    ResponderExcluir