O que procura?

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Condor dos Andes

O Condor é a maior ave do mundo, pois tem 12 quilos e 3 metros de envergadura, isto é, de ponta a ponta das asas abertas e é por ter asas tão grandes que ele consegue planar muito tempo, procurando com a vista aguçada os animais mortos de que se alimenta.
Durante muito tempo os estudiosos diziam, brincando, que no Brasil havia somente penas de condor, porque algumas tinham sido encontradas na Amazônia. Agora, porém, está comprovado que a distribuição dessa ave alcança nosso país, pois em 1973 os condores foram vistos numa ilha do Rio Jauru, em Mato Grosso, em busca de carniça, em 1991 a ave foi registrada no oeste do Paraná e cientistas encontraram restos de condor com 13 mil anos de idade nas cavernas de Lagoa Santa, em Minas.
Embora tenha muita fama de ave nobre, e ser símbolo de empresas, companhias de cinema e até de países, o condor não passa de um urubuzão sem graça, malcheiroso, que gosta de comer carne podre, mas é incrivelmente imponente. Constrói seu ninho no pico das montanhas, no mais alto possível que conseguirem para evitar predadores.

Um comentário:

  1. Mais respeito a natureza, urubus, condores, e tantos outros rapinantes tem seus hábitos naturais e ecologicamente equilibrados e mantenedores da cadeia alimentar natural das espécies, muito mais que o comportamento predatório e inconsequente de nós humanos.

    ResponderExcluir