Nome popular: Papagaio-de-cara-roxa
Nome científico: Amazona brasiliensis
Hábitat: Florestas do litoral
Quanto mede: 36 centímetros
Onde vive: Litoral de São Paulo e Paraná
O que come: Frutos, sementes
Filhotes: Até quatro ovos, sempre postos no mesmo ninho.
Nome científico: Amazona brasiliensis
Hábitat: Florestas do litoral
Quanto mede: 36 centímetros
Onde vive: Litoral de São Paulo e Paraná
O que come: Frutos, sementes
Filhotes: Até quatro ovos, sempre postos no mesmo ninho.
O Papagaio de cara roxa (Amazona brasiliensis) é uma das aves que estão sob risco de extinção no mundo. A espécie é endêmica de uma região, isto é, somente é encontrada em um único lugar no mundo. Sua área de ocorrência abrange uma estreita faixa que vai do litoral sul de São Paulo, atravessa a costa do Paraná e chega até o extremo norte do litoral de Santa Catarina. As principais causas do declínio da população do papagaio-de-cara-roxa, ou chauá – como também é conhecido – são o desmatamento, a extração de árvores e plantas que são utilizadas como alimento e abrigo pela espécie e a captura clandestina de filhotes e adultos para o comércio ilegal. É um dos animais mais cobiçados pelos traficantes de animais para o exterior, onde ele chega a custar até 1.000 doláres cada ave, o desmatamento das matas e o tráfico de animais, vem contribuindo com sua extinção, hoje é cada vez mais raro ver um Papagaio de cara roxa na natureza.São aves muito belas, isso desperta a cobiça por dinheiro. Possuem belas penas.
Os caçadores apanham seu filhote. Destróem seu ninho. Derrubam a mata. A caça e a venda desta ave é proibída por lei! Ele quer continuar vivendo aqui. Como você, que também é filho desta terra. E ambos têm este direito.
Mostre o seu orgulho por esta ave.!
Mostre o seu orgulho por esta ave.!
Permita que esta criatura inteligente, continue voando livre por estes céu do nosso Brasil!
eu tenho acompanhado um bando dessas aves aqui no litoral do paraná, elas passam a uma altura que mal da para ver elas, só da para identificar pelo som que elas emitem
ResponderExcluirAdorei esta materia,e estou usando-a para um trabalho escolar,adoreii mesmo saber sobre esta especie,voce poderia,publicar sobre a Ararinha Azul que ja foi extinta,gostaria de saber sobre ela,fiquei triste quando soube que ela não ta mais aki !
ResponderExcluirMeu nome é Hacheley sou estudante de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil. Atualmente, estou fazendo uma pesquisa para o laboratório de ornitologia - (https://labornitologia.wordpress.com/2015/09/) sobre etno-ornitologia conhecimento popular da avifauna do rio Poruquara no Município de Guaraqueçaba, localizadas no Paraná, um estado do sul do Brasil.
ResponderExcluirParte da minha metodologia inclui a elaboração de um gráfico com imagens de diferentes aves para pessoas locais para apontar e me fornecer informações sobre elas. Estou escrevendo este e-mail, te perguntando se eu poderia obter permissão para usar a imagem abaixo para minha pesquisa e como devo fazer isso.
https://www.google.com.br/search?q=papagaio+da+cara+roxa&safe=active&dcr=0&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwidtLKE5pbXAhUDGpAKHe2uDJEQ_AUIDCgD&biw=1366&bih=637#imgrc=0zZRvJI_b4d-MM:
Qualquer dúvida ou dúvida, fique à vontade para perguntar. Ficarei feliz em detalhar a pesquisa tanto quanto necessário.
Obrigado pelo seu tempo,
Hacheley