Sabe como ele dorme? A posição é muito curiosa: os tucanos elevam a cauda até que cubra a sua cabeça, a qual é mantida virada para as costas. Assim, ele pode descansar o seu bico! Os Tucanos pertencem ao gênero Ramphastos e compreendem 41 espécies diferentes que vivem nas florestas da América do Sul, em especial no Brasil. Além da Amazônia habitam também as áreas tropicais da América, incluindo o México. Estas aves alimentam-se basicamente de frutos e sementes, porém o tucano chega a se alimentar de insetos e filhotes de outras aves, caso lhe falte alimento.
É com o bico, também, que o Tucano captura pequenos lagartos e lagartixas para complementar a sua alimentação.
É através do bico que se diferencia o macho da fêmea: o do macho é menos curvo com a parte superior terminando de modo menos brusco. É também mais estreito e mais comprido.
Os Tucanos devem tomar bastante sol, pois são sensíveis ao frio úmido. Estas aves em cativeiro são muito difíceis de alimentar.
Uma curiosidade: os tucanos têm dois dedos para frente e dois para trás, facilitando assim a aderência nos galhos. Para a reprodução usam o oco das árvores e até ninhos abandonados de pica-pau.
A postura é de dois a quatro ovos que são incubados pelo casal durante 16 dias. As crias permanecem no ninho durante sete semanas e são principalmente alimentadas por sumo de frutas e insetos que lhes são dados pelos pais. Costuma criar os filhotes nos buracos das árvores altas. Eles nascem cegos e abandonam o ninho com quase um mês de idade. As espécies mais comuns no Brasil , são:
- Tucanuçú ou Tucano - Toco;
- Tucano de Peito Branco;
- Tucano de Bico Preto;
- Tucano de Bico Roxo
- Tucano de Peito Vermelho;
- Tucano de Bico Verde;
- Tucano de Mandíbula Castanha
- Tucano de Bico Colorido, entre outras diversas encontradas aqui no Brasil.
Interessante, William. Vou incluir um resumo desta informação num material que estou fazendo para ensinar português, se você não se opõe.
ResponderExcluir