A Tartaruga da Amazônia é um Quelônio que habita o Norte do Brasil  (Rio Amazonas e seus afluentes), Guianas, Colômbia e Venezuela. Apesar  do nome, a tartaruga da Amazônia é na verdade um cágado. Mesmo  porque, tartaruga é o nome designado especificamente para os quelônios  marinhos. A tartaruga da Amazônia é também conhecida como tartaruga  verdadeira.  
Esse quelônio é o maior da América do  Sul. A fêmea adulta pode chegar a pesar 60 kg, com aproximadamente  60 cm de largura e 90 cm de comprimento. Os machos são menores que as  fêmeas. A cabeça das tartarugas é pequena e achatada. De formato oval, a  carapaça da tartaruga apresenta as cores preta, alaranjada ou marfim,  apresentando ainda manchas escuras de formato regular. As tartarugas têm  linhas desenhadas pela cara que são diferentes em cada animal. São como  impressões digitais.
As tartarugas da Amazônia são onívoras, ou seja, comem de tudo,  principalmente frutas, vegetais, sementes e peixes. Seus hábitos são  diurnos.
A reprodução da espécie ocorre de setembro a dezembro. Cada tartaruga  enterra na areia, em uma profundidade de aproximadamente 50 cm, entre  60 a 100 ovos. Após um período que varia de 45 a 60 dias as pequenas  tartarugas nascem.
A pequena tartaruguinha enfrenta o seu primeiro desafio: sobreviver  aos predadores da areia até o rio.  Em terra, os predadores são as aves  que ficam a espreita, como o urubu, e o homem. A população da região se  alimenta de filhotes ou mesmo de ovos de tartaruga. 

Nenhum comentário:
Postar um comentário