O que procura?

domingo, 18 de julho de 2010

Cágado de Barbicha

O Cágado de Barbicha é um réptil da ordem dos quelônios que habita rios e lagos do Sul, Sudeste e Centro - Oeste do Brasil e também do Paraguai.Alimenta-se de peixe, insetos, invertebrados e frutos . É uma das espécies mais comuns no Brasil, adora tomar sol, e se reproduz facilmente em cativeiro, a incubação dura cerca de 200 dias, a fêmea coloca de 6 a 15 ovos, é uma tartaruga de pequeno porte, adora rios e riachos de agua parada ou sem correntezaPossuí carapaça achatada e larga com o dorso de coloração preta ou cinza esverdeada. Os machos desta espécie, tem em média 21 centímetros de comprimento de carapaça e as fêmeas 35 centímetros de comprimento de carapaça, onde os machos pesam entre 0,6 a 1,9 Kg e as fêmeas entre 1,5 a 3,9 Kg.   A postura dos ovos ocorre entre novembro e fevereiro nos bancos de areia formados nas margens dos rios. A postura geralmente é feita a noite para evitar-se predadores.

9 comentários:

  1. como posso saber a diferença entre o macho e a femea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vendo casal de tartarugas(Cágado),quero 15R$ em cada.
      as tartarugas são doceis(não mordem)
      eu moro em recife(ibura)AV.dois rios,
      fone:81 83241824

      Excluir
    2. Quero comprar filhotes de Cágado Pescoço de Cobra.
      Rômulo Moraes

      rominho.bh@hotmail.com

      Excluir
  2. O macho possui uma pequena cavidade na parte inferior do casco como se fosse uma covinha para acasalar, as femeas não possuem .

    ResponderExcluir
  3. eu achei na pista um bichinho desses, o pescoço e igual de cobra mto feio e seu casco e escuro e ele e mto medroso e nao quer comer nem mamao nem alface e nem banana oq dou a ele? ha ele pode ser criado em um jardim de flores com um pouquinho d agua ou terei q soltar numa lagoa obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nós temos um cágado de barbicha em casa há uns 14 anos, cuidados dele desde bebê porque o encontrei próximo ao Rio Jaú querendo atravessar a rua...oferecemos de alimento uns pequenos camarões e vegetais daqueles que vendem em PetShop uma vez por dia, e pra ele é uma delícia, a gente cria ele em 2 aquários médios(um seco e um com água para ele comer), e deixamos também ele andar solto tomando conta no quintal. Certamente é um animal que vive bem em cativeiro.Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. vendo casal de tartarugas(Cágado),quero 15R$ em cada.
    as tartarugas são doceis(não mordem)
    eu moro em recife(ibura)AV.dois rios,
    fone:81 83241824

    ResponderExcluir