O que procura?

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Uiraçu

Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Nome popular: Uiraçu
Nome científico: Morphnus guianensis
Distribuição geográfica: América do Sul e Central
Habitat: Florestas
Hábitos alimentares: Carnívoro
Reprodução: 1 ovo que eclode após 45 dias de incubação
Período de vida: Aproximadamente 30 anos

Os falconiformes são aves impressionantes, que com sua velocidade, força e imponência conseguem impressionar e fazer admiradores por todas as partes do mundo. No Brasil, há um grupo, chamado de “águias brasileiras” ou “águias de penacho”, que reúne aves dos gêneros Spizaetus, Morphnus, Harpia e Spizastur.

Uma das espécies menos conhecidas é o Uiraçú, (Morphnus guianensis), também chamado de águia de crista. É uma ave de grande porte, e dentre suas presas há animais como macacos, outras aves, gambás, cobras e até espécies de mamíferos noturnos, como juparás. Seu grande tamanho, quase igual ao de uma harpia e maior que as águias européias a faz um ilustre desconhecido, merecedora de mais estudos para a compreensão de seus hábitos e ecologia.

É uma ave que suporta mal a convivência com o homem, e raramente é encontrada onde o ser humano estabelece-se. Prefere matas fechadas, onde pode encontrar suas presas em abundância. É uma espécie que sofre muito com o desmatamento e com a caça, pois se afasta assim que percebe uma diminuição na quantidade de presas de seu habitat. Assim, muitas delas acabam sendo empurradas para áreas pequenas, onde a competição com outras espécies e com outras populações acaba por fazer seu número diminuir.

Assim como muitas outras, corremos o risco de fazer com que ela desapareça da natureza antes de compreender mais sobre uma ave tão nobre e de tão peculiar comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário