O que procura?

domingo, 18 de julho de 2010

Tatu - Galinha

O Tatu - Galinha possui carapaça quase que totalmente nua, cabeça alongada, olhos pequenos, orelhas grandes, cauda comprida de ponta fina. Uma curiosidade é que o tatu galinha dá cria de quatro filhotes do mesmo sexo. Atravessa lagos não muito largo sem respirar, caminham tranquilamente e com facilidade. Se o rio for muito largo, o tatu galinha enche os pulmões e os intestinos de ar e nada semi-imerso só com o focinho do lado de fora.
Usa como proteção a fuga, já que é ágil, mas quando é encurralado, esconde-se dentro de sua carapaça que é a principal característica, pois a carapaça é composta por placas ósseas onde dificilmente o predador consegue tirá-lo.
A alimentação baseia-se em insetos, minhocas e larvas. É encontrado em todo território brasileiro, mas com a caça excessiva e com o desmatamento hoje esta cada vez mais raro ver esse animal em natureza. Além do Brasil, podemos encontra esse animal nos EUA, Argentina e Bolívia. Também é conhecido pelos nomes de tatu-de-folha, tatuetê, tatu-veado e tatu-verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário