O que procura?

domingo, 18 de julho de 2010

Cágado de Barbicha

O Cágado de Barbicha é um réptil da ordem dos quelônios que habita rios e lagos do Sul, Sudeste e Centro - Oeste do Brasil e também do Paraguai.Alimenta-se de peixe, insetos, invertebrados e frutos . É uma das espécies mais comuns no Brasil, adora tomar sol, e se reproduz facilmente em cativeiro, a incubação dura cerca de 200 dias, a fêmea coloca de 6 a 15 ovos, é uma tartaruga de pequeno porte, adora rios e riachos de agua parada ou sem correntezaPossuí carapaça achatada e larga com o dorso de coloração preta ou cinza esverdeada. Os machos desta espécie, tem em média 21 centímetros de comprimento de carapaça e as fêmeas 35 centímetros de comprimento de carapaça, onde os machos pesam entre 0,6 a 1,9 Kg e as fêmeas entre 1,5 a 3,9 Kg.   A postura dos ovos ocorre entre novembro e fevereiro nos bancos de areia formados nas margens dos rios. A postura geralmente é feita a noite para evitar-se predadores.

19 comentários:

  1. como posso saber a diferença entre o macho e a femea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vendo casal de tartarugas(Cágado),quero 15R$ em cada.
      as tartarugas são doceis(não mordem)
      eu moro em recife(ibura)AV.dois rios,
      fone:81 83241824

      Excluir
    2. Quero comprar filhotes de Cágado Pescoço de Cobra.
      Rômulo Moraes

      rominho.bh@hotmail.com

      Excluir
  2. O macho possui uma pequena cavidade na parte inferior do casco como se fosse uma covinha para acasalar, as femeas não possuem .

    ResponderExcluir
  3. eu achei na pista um bichinho desses, o pescoço e igual de cobra mto feio e seu casco e escuro e ele e mto medroso e nao quer comer nem mamao nem alface e nem banana oq dou a ele? ha ele pode ser criado em um jardim de flores com um pouquinho d agua ou terei q soltar numa lagoa obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nós temos um cágado de barbicha em casa há uns 14 anos, cuidados dele desde bebê porque o encontrei próximo ao Rio Jaú querendo atravessar a rua...oferecemos de alimento uns pequenos camarões e vegetais daqueles que vendem em PetShop uma vez por dia, e pra ele é uma delícia, a gente cria ele em 2 aquários médios(um seco e um com água para ele comer), e deixamos também ele andar solto tomando conta no quintal. Certamente é um animal que vive bem em cativeiro.Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. vendo casal de tartarugas(Cágado),quero 15R$ em cada.
    as tartarugas são doceis(não mordem)
    eu moro em recife(ibura)AV.dois rios,
    fone:81 83241824

    ResponderExcluir
  5. Encontrei um filhote de cágado de barbicha na pista perto de casa e estou cuidando dele. Ele não esta querendo comer nem o camarão desidratado. Acredito que por ser tão novinho ele ainda esteja usufruindo dos os nutrientes do ovo por isso rejeita o alimento. Alguém pode me ajudar? Tenho medo de que ele morra por não estar se alimentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro de tudo nao o abandone(seu bebe cagado)ele precisa da sua ajuda.tem muitas coisas que vc precisa aprender mas nao fique ansioso demais, so de seu melhor e sempre pesquise como deve cuidar dele.
      Respondendo a pergunta :Nao de camaroes eles sao perigosos por excesso de proteina e pobre em nutrientes, podem gerar problemas de falta de vitamina A e outros.
      filhotes comem mais proteina no entanto camaroes ainda fazem muito mal pois estrapolam na proteina.
      de uma racao para filhotes feita para cagados ate quando tiverem 1 ano,depois racao da marca sera ou mega zoo -minha favorita.
      tenha agua limpa como se vc pudesse beber para ele nadar e uma rampa seca para ele tomar sol 15min por dia.
      Se atente que ele vai crescer e precisara de espaco,um aquario por exempo, nas medidas certas.
      principalmente se a agua ficar muito fria de noite,use uma lampada de aquecimento para tartarugas

      Excluir
    2. Se ele nao comer por mais de 3 dias leve a um veterinario de exoticos,a consulta é em torno de 120 reais,ele vai pedir exames pra checar doencas ,parasitas e toxidade .mesmo que ele coma,vc o entrou na natureza entao é altamente recomendado consutar um vet,salmonela por exemplo afeta a sua propria saude.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Lembre de pesquisar muito sobre doencas e cuidados com cagados,estes links dao uma ideia
    https://meusanimais.com.br/tartarugas-criacao-e-cuidados/?utm_medium=post&utm_source=website&utm_campaign=featured_post

    https://blog.finofaro.com.br/tartaruga-de-estimacao/

    ResponderExcluir
  8. olá! eu tenho um cagado-de-barbicha ha mais ou menos dois anos,creio que quando o adotei ainda era recém nascido,e eu gostaria de saber quando ele/ela vira adulto (em questão de idade),pois eu ja o tenho bastante tempo,mas ele é bem pequeno. pergunto isso,pois ainda alimento ele com ração de filhotes e não sei se pode ser prejudicial na idade dele. obrigado :)

    ResponderExcluir
  9. eu tenho um cágado de barbicha que eu comprei hoje ele (não sei se ele e adolescente ou filhote ele e pequeno '-') mais ele não quer nadar nem comer nada e normal?

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre alimento meu filhote de cagado com minhocas vivas ele não gosta de vegetais

    ResponderExcluir
  11. Quanto tempo leva para o seu crescimento?

    ResponderExcluir