O que procura?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Filomedusa


Nome Científico: Phyllomedusa distincta
Família: Hylidae
Ordem: Anura
Distribuição: Região norte de Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo.
Habitat: Áreas florestadas, vivendo nas folhas, próximas a brejos e lagos.
Alimentação: Os girinos se alimentam de algas e restos de animais e vegetais mortos. A alimentação dos adultos é quase exclusivamente carnívora e inclui desde pequenos moluscos, artrópodes e pequenos vertebrados até mamíferos.
Reprodução: Os ovos são envolvidos com gel enrolados nas folhas de árvores, ou arbustos, suspensas sobre a superfície das lagoas temporárias (que secam durante o inverno), no meio ou nas bordas da floresta. Os girinos eclodem entre 07 a 30 dias e caem diretamente na água onde completam seu desenvolvimento, após cerca de 80 dias. As desovas contêm, em média, 172 ovos.
A filomedusa é também conhecida como perereca-das-folhagens. O macho mede 55 mm. Essa espécie tem atividade noturna e seu hábito é arborícola. Sua estratégia de defesa é se fingir de morto.

Na natureza, ela fica camuflada nas folhagens e sua cor é verde. Dessa forma, seus predadores, principalmente as aves, não os notam. É uma das espécies mais comuns da região Sudeste. Consegue viver bem em ambientes alterados pelo homem.

Uma característica que difere as pererecas dos outros anfíbios são os seus discos aderentes na ponta dos dedos para subir em árvores e paredes. Necessitam manter a pele sempre úmida; como parte de sua respiração é feita através da pele, se ela ressecar os poros fecham e as pererecas podem morrer sufocadas.

Os anfíbios são animais de extrema importância para o equilíbrio da natureza: eles controlam a população de insetos e de outros animais invertebrados e servem de comida para muitas espécies de répteis, aves e mamíferos. 

 

2 comentários:

  1. As fotos estão erradas. A pupila da filomedusa é vertical! Você só postou uma imagem correta! Mas o texto tá ótimo!

    ResponderExcluir
  2. As fotos 1 e 3 são da espécie Hypsiboas albomarginatus.

    ResponderExcluir