O que procura?

domingo, 18 de julho de 2010

Jibóia

A jibóia (Boa constrictor) é uma serpente de médio ou grande porte, não-peçonhenta, da Família Boidae.
É uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1 hora para percorrer uma distância de 500 metros. Apesar de varias lendas citarem jibóias imensas, essa espécie geralmente não ultrapassa os 4 metros de comprimento. Seu peso pode atingir os 40 kg.
Essa serpente habita as Américas do Sul e Central, principalmente na Floresta Amazônica e nas florestas da Costa Rica. Nessas regiões existem por volta de 11 subespécies de jibóia. No Brasil é encontrada, além de na Amazônia, na Mata Atlântica, no cerrado, nas restingas, na caatinga e nos mangues.
As jibóias são carnívoras, em seu cardápio encontram-se aves e roedores de pequeno ou médio porte, lagartos grandes, outras serpentes e mamíferos de pequeno porte. Têm hábitos noturnos, mas eventualmente agem durante o dia. Como não possui peçonha (presa que inocula o veneno), a jibóia mata suas presas por constrição, ou seja, após o bote, no qual a serpente objetiva prender o animal, ela se enrola em torno da vitíma contraindo sua forte musculatura e a estrangula, causando a morte por sufocamento. Costuma engolir sua presa pela cabeça. Quando a presa é grande, a jibóia pode entrar em letargia, ou torpor, tempo no qual fica parada para digerir o alimento. O período de letargia pode durar semanas ou até meses.
As jibóias passam a maior parte do tempo em cima de árvores, o que as favorece na hora de caçar, como no caso das aves, que são mortas pela serpente enquanto dormem nos galhos das árvores.
A jibóia é vivípara, segundo alguns autores, pois ao contrário do que ocorre com as demais serpentes (ovíparas), os filhotes da jibóia, ao nascerem já estão completamente constituídos. Para outros autores, as jibóias são mesmo ovíparas, pois ainda que dentro do corpo da fêmea, existe um período de incubação durante a gestação.
De uma forma ou de outra, a gestação dura entre 5 e 8 meses, sendo que cerca de 50 filhotes nascem entre os meses de novembro e fevereiro.
No Brasil existem duas subespécies de jibóia:

Boa constrictor constrictor – espécie pouco agressiva que vive principalmente no Nordeste e na região amazônica. Têm cor amarelada e é considerada de grande porte.

















Boa constrictor amarali – um pouco mais agressiva, vive no sul e centro-oeste. Têm cor acinzentada e é considerada de menor porte. A Jibóia apesar de ser uma cobra que igual a Sucuri mata sua presa enrrolando-a e esmagando-a não tem porte para devorar um ser humano, coisa que a Sucuri é capaz.

2 comentários:

  1. olá, eu me chamo Feu Jackson. Moro em Fortaleza-CE.
    na noite de ontem ao voltar do trabalho, me deparei com um filhote de jiboia de aproximadamente uns 60-80cm. e algumas pessoas já tinham machucado um pouco a cobra.vendo a quele animal maravilhoso tentei captura-lo , mesmo com um pouco de dificuldade pois ela estava bem agitada, chegou até desferir alguns botes. mas consegui pega-la e coloquei dentro da minha mochila e a trouxe para casa.gostaria muito de poder criar o bichinho, já que eu sempre quis ter um desses. e aí o que devo fazer????

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, não se trata de um "bichinho", ela pode chegar até a 4m de comprimento e pesar mais de 40Kg.
    E outra, como se trata de um animal silvestre, se vc for pego com ele pode pagar pesada multa e puxar alguns anos de reclusão, pois manter esses animais em cativeiro sem autorização é proibido por lei.
    Como já faz quase 6 meses da sua postagem, espero já tenha devolvido o animal a natureza.

    ResponderExcluir