O que procura?

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Lagartixa - Leopardo

Ordem: Squamata
Família: Gekkonidae
Nome popular: Lagartixa-leopardo
Nome científico: Eublepharis macularius
Distribuição geográfica: Afeganistão, noroeste da Índia e Paquistão
Habitat: Desertos e regiões montanhosas
Hábitos alimentares: Carnívoro
Reprodução: Desova entre 01 e 02 ovos por postura, que eclodem após 42 a 84 dias de incubação
Período de vida: Aproximadamente 08 anos



A Lagartixa-leopardo é uma das parentes mais próximas e belas da nossa lagartixa comum. Assim como ela, tem a capacidade de subir pelas paredes auxiliada por uma estrutura especial nos dedos, dobras de pele que aderem a superfícies tão lisas como o vidro, e permitem que as lagartixas cacem até mesmo de ponta-cabeça seu alimento preferido, os insetos e aranhas.


As lagartixas são um dos maiores grupos de répteis, e há mais de 400 espécies da família gekkonidae pelo mundo todo. Todas são de pequeno porte, raramente ultrapassando vinte cm de comprimento, e seu sucesso deve-se à sua extraordinária adaptação a seu modo de vida.


Os olhos das lagartixas são muito bons, para mirarem as presas com perfeição. Seu desenho estranho, com uma fenda central, permite que a quantidade de luz que chega à retina seja regulada com perfeição, podendo assim a lagartixa caçar tanto sob o sol como à noite. Se o olho fica sujo, elas passam a língua, grande e achatada, por cima dele para limpá-lo, como se usassem um limpador de pára-brisa.


Os ovos duros e redondos das lagartixas são colocados em frestas de troncos, rochas ou até mesmo de paredes de casas, e ficam colados por uma substância especial produzida pela mãe, impedindo a queda do ovo.


E ainda por cima, quando uma lagartixa é cercada por um predador, ela pode soltar parte de sua cauda, provocando uma distração e fugindo enquanto a cauda fica, depois de algum tempo, a cauda cresce de novo.


A lagartixa-leopardo é uma das poucas espécies da família que habita regiões montanhosas e desérticas, mas as habilidades da família a fazem ter boas chances de sobrevivência mesmo em um habitat tão inóspito quanto este.

2 comentários: