O que procura?

domingo, 25 de julho de 2010

Tucano Toco

Tucano é uma ave famosa por ter um bico enorme, e por ser uma ave maravilhosa que encanta adultos e crianças. Ele é inquieto e seu enorme bico intimida outros animais e atrai o seu parceiro sexual. Não pense que o bico é pesado! Não é, não! Ele é formado de tecido ósseo esponjoso tornando o bico leve e não criando problemas para o seu equilíbrio. Mas o que ele gosta mesmo é de se banhar na chuva. Também adora pular de árvore em árvore para conseguir alimento e abrigo para descansar ou se reproduzir.
Sabe como ele dorme? A posição é muito curiosa: os tucanos elevam a cauda até que cubra a sua cabeça, a qual é mantida virada para as costas. Assim, ele pode descansar o seu bico!
  Os Tucanos pertencem ao gênero Ramphastos e compreendem 41 espécies diferentes que vivem nas florestas da América do Sul, em especial no Brasil. Além da Amazônia habitam também as áreas tropicais da América, incluindo o México.   Estas aves alimentam-se basicamente de frutos e sementes, porém o tucano chega a se alimentar de insetos e filhotes de outras aves, caso lhe falte alimento.
É com o bico, também, que o Tucano captura pequenos lagartos e lagartixas para complementar a sua alimentação.
É através do bico que se diferencia o macho da fêmea: o do macho é menos curvo com a parte superior terminando de modo menos brusco. É também mais estreito e mais comprido.

Os Tucanos devem tomar bastante sol, pois são sensíveis ao frio úmido. Estas aves em cativeiro são muito difíceis de alimentar.

Uma curiosidade: os tucanos têm dois dedos para frente e dois para trás, facilitando assim a aderência nos galhos. Para a reprodução usam o oco das árvores e até ninhos abandonados de pica-pau.

A postura é de dois a quatro ovos que são incubados pelo casal durante 16 dias. As crias permanecem no ninho durante sete semanas e são principalmente alimentadas por sumo de frutas e insetos que lhes são dados pelos pais. Costuma criar os filhotes nos buracos das árvores altas. Eles nascem cegos e abandonam o ninho com quase um mês de idade.
As espécies mais comuns no Brasil , são:

  1. Tucanuçú ou Tucano - Toco; 
  2. Tucano de Peito Branco;
  3. Tucano de Bico Preto;
  4. Tucano de Bico Roxo
  5. Tucano de Peito Vermelho;
  6. Tucano de Bico Verde;
  7. Tucano de Mandíbula Castanha 
  8. Tucano de Bico Colorido, entre outras diversas encontradas aqui no Brasil.
 

Um comentário:

  1. Interessante, William. Vou incluir um resumo desta informação num material que estou fazendo para ensinar português, se você não se opõe.

    ResponderExcluir