O que procura?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Adáx




Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Hippotraginae
Género: Addax
Espécie: A. nasomaculatus

O Adáx é um animal nativo da África que tanbém esta ameaçado de extinção. Embora já tenha ocupado um espaço bem mais vasto no território africano, neste momento o Adáx está reduzido a algumas zonas na Nigéria, Chade, Norte do Malí, Sul da Mauritânia, Sul da Líbia e alguns territórios do Sudão, onde vivem em grupos de 20/25 animais.
A gestação da fêmeas Adáx dura cerca de 260 dias, altura que nasce em geral apenas uma cria. Este animal pode atingir o 1,6 metros de comprimento e pesar 120 kg. É um animal muito rápido e gosta de habitar áreas de deserto. Alimentam-se de gramíneas, capim, e algumas raízes e frutos.

O Adáx pode viver cerca de 25 anos. É uma animal em extinçao, contudo, no dia 27 de junho de 2010, o zoológico de Brasília, no Brasil, divulgou que conseguiu montar um banco genético de genes de animais mamíferos, o maior da América Latina. Neste banco, têm-se o sêmen e embriões de mamíferos americanos, para futura perpetuação das espécies. O banco genético contém dados não só de animais mamíferos americanos, mas também de outras regiões do planeta, inclusive do Adáx. Dessa forma, o Adáx não será de todo extinto.

Um comentário: