O que procura?

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Macuco

O Macuco (Tinamus solitarius; do latim solitarius, sozinho, solitário) é uma ave brasileira de grande porte, tinamiforme, da família dos tinamídeos. Tais aves chegam a medir até 48 cm de comprimento, com o dorso pardo-azeitonado e ventre cinza-claro. É o maior representante dos tinamídeos na Mata Atlântica. Atinge até 52 cm do comprimento, com peso dos machos variando entre 1,2 a 1,5 kg, e das fêmeas entre 1,3 kg a 1,8 kg.
É uma ave que habita a mata primária, percorrendo o solo da floresta, inclusive em áreas acidentadas e de difícil acesso.
Vive na região florestada do leste brasileiro, do Pernambuco ao Rio Grande do Sul (Aparados da Serra), Minas Gerais (alto Rio Doce), sul de Goiás (matas da margem direita do Rio Paranaíba), e sudeste de Mato Grosso (Rio Paraná). Encontrado também na Argentina e Paraguai.
Alimenta-se de sementes, bagas, frutas e artrópodes. Sempre próximo a pequenos riachos ou nascentes.
Ninho de macuco com ovos
 
Como na maioria dos tinamiformes, é o macho do macuco quem choca os ovos, que são de coloração verde-azulada; e cria os filhotes com grande cuidado parental. O ninho é feito no solo, geralmente entre as raízes de grandes árvores, ou junto à troncos caídos. Sua reprodução em cativeiro é bem sucedida, devendo ser incentivada para o repovoamento das florestas remanescentes, paralelamente ao replantio de mata nativa em áreas desflorestadas ou degradadas. O que garantiria a preservação futura dessa espécie, e de outras tantas da Mata Atlântica brasileira.
A principal ameaça que contribui para a extinção dessa espécie, é a do desmatamento, pois a ave não se adapta à mata secundária, que não apresenta as mesmas características do bioma da  mata primitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário