O que procura?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pica Pau do Campo

Nome Científico: Colaptes campestris
Família: Picidae
Ordem: Piciformes
Distribuição: Do Nordeste do Brasil ao Uruguai, Paraguai, Bolívia, Argentina, Pará e no Suriname.
Habitat: Em regiões campestres, pastagens, alto das serras e nas caatingas.
Alimentação: Insetos, principalmente formigas e cupins. Ataca muito ninhos de marimbondos e vespas.
Reprodução: Os ninhos são bastante elaborados. Prefere cavar a face do barranco que se inclina para o solo, o que facilita a proteção quanto à chuva e a defesa de entrada. Geralmente faz mais de uma cavidade, sendo que a entrada corresponde ao tamanho do corpo desta espécie, não permitindo que outras aves e/ou predadores tenham acesso. A postura é de 4 a 5 ovos brancos, límpidos e brilhantes.

O Pica-Pau-do-Campo é uma espécie grande, mede 32 centímetros, uma das espécies mais comuns. Ele vive aos pares ou em pequenos grupos. Sua voz, bem variada e forte, serve para a marcação territorial, e como meio de comunicação entre o macho e a fêmea.

A espécie realiza migrações a curtas distâncias através de regiões campestres. A secreção de sua glândula mandibular é como uma cola que faz com que a língua funcione como uma vara de fisgo para capturar os insetos. O Pica-Pau-do-Campo também toma banho de poeira, caminha pelo solo e pula em posição ereta sobre galhos horizontais.

Ele explora pastos mal abandonados, com desbarrancados onde existem muitos cupinzeiros. Inconfundível pelo colorido amarelo nos lados da cabeça e do pescoço, sendo no peito anterior um amarelo ainda mais vivo no macho. Tem um manto e barriga barrados, baixo dorso branco bem visível em vôo. Ainda não está ameaçado de extinção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário