O que procura?

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dormideira

Nome popular: Dormideira, Jararaquinha dormideira
Classe: Reptilia.
Ordem: Squamata.
Família: Colubridae.
Nome científico: Sibynomorphus mikanii
Distribuição: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Habitat: Cerrado.
Hábito: Noturno.
Particularidades: Muitas pessoas as chamam de
Jararaquinha dormideira.

 Trata-se de uma
cobra extremamente inofensiva e calma, mesmo quando
manipulada com as mãos. É muito
comum encontra-las em hortas, lugar frequentado pelas
lesmas do qual se alimenta. Seu tamanho varia de 15cm
até 40cm. Não é venenosa, para quem gosta de criar esses animais, é uma excelente candidata.
Ela assim, como as outras cobras que podem ser criadas em casa mordem se manipuladas de forma errada, mas não tem veneno e a picada não é dolorosa.
Hábitos alimentares: Alimenta-se de lesmas.
Reprodução: Ovípara, coloca entre 05 e 10 ovos com o
nascimento previsto para início da estação chuvosa.





31 comentários:

  1. matei cinco essa semana aqui no meu patio. quase morri de susto.achei que eram venenosas e eu tenho os meus cachorros. fiquei com medo. mas agora ja sei.

    ResponderExcluir
  2. Tem uma no meu quintal que escondeu, mas ainda tem que ver se realmente é a Dormideira ou filhote de cobra venenosa como Jararaca ou Urutu.

    ResponderExcluir
  3. Tem uma no meu quintal que escondeu, mas ainda tem que ver se realmente é a Dormideira ou filhote de cobra venenosa como Jararaca ou Urutu.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de prender uma. Estava na calçada de casa aqui em São Roque. Que bom que não matei.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por divulgar as informações sobre este animal inofensivo e cruelmente perseguido.

    Porém quero lembrar que criar animais silvestres em cativeiro é crime, e, para o equilíbrio ambiental, é o mesmo que matá-lo. Portanto, solicito que você pare de incentivar a captura e modifique a postagem.

    ResponderExcluir
  6. Encontrei uma no quintal. Que bom que não matei (não mataria nem se fosse venenosa). Vou solta-la longe de casa.

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Minas Gerais tambem tem dormideiras,principalmente nas lavouras de café

    ResponderExcluir
  8. Moro ao lado da mata atlântica, no meu quintal sempre aparece cobras, imediatamente chamo os bombeiros. Nunca mato,fico observando para não perder de vista até os bombeiros chegarem, e eles se encarregam de leva Las ao local apropriado.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de encontrar uma no meu quintal, soltei no fundo de casa msm, super fofa 😍 💕 achei linda.
    Sou contra matar cobras não acho certo nem uma especie.
    Mais essa dormideira era fofa, agr está no meio do mato ondi eh o lugar dela. 😄

    ResponderExcluir
  10. Acabei de achar uma aqui, será que vale quanto???

    ResponderExcluir
  11. Achei uma ontem debaixo da caixa de brinquedos do meu bebê. NaN pensei duas vezes e a matei. Só agora que li e vi que e inofensiva. Coita

    ResponderExcluir
  12. Achei uma hoje na horta. Dentro da Moita de coentro.Ela tava dormindo enroladinha.Deixei ela lá com seus sonhos.

    ResponderExcluir
  13. Achei uma na piscina,e procurei informações na internet depois disso solteia

    ResponderExcluir
  14. Encontrei uma ontem, mas quando minha colega de serviço a matou ande de eu tira ela de la😪. Não gosto que mate animais nenhum

    ResponderExcluir
  15. Ontem salvei duas na empresa onde trabalho. Mesmo se fossem venenosas eu não mataria. Soltava em um lugar adequado.

    ResponderExcluir
  16. Matei 7 dentro do meu quarto, depois que eu descobri que era dormideira. Se eu soubesse que era dormideira não tinha matado, pq ela entro no meu quarto para dormir 😴

    ResponderExcluir
  17. Tem uma aqui dentro da minha casa, ja soltei ela la fora mas ela voltou, agora deixei ela la no cantinho dela, pois sei que não é nenhuma ameaça para mim. Ja matei duas por não saber que eram inofencivas mas quando soube quase chorei de arrependimento. Mas agora mesmo as pessonhentas não farei mal agum a elas, darei espaço para que vão embora, pois aprendi que devemos respeitar a natureza e ela entendera que somos do bem.

    ResponderExcluir
  18. Acabei de matar uma aqui no sítio, achei q fosse venenos...

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. ta de sacanagem matei duas pensei que fosse venenosa,:'( não vou mais matar quando eu ver

    ResponderExcluir