O que procura?

Carregando...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dormideira

Nome popular: Dormideira, Jararaquinha dormideira
Classe: Reptilia.
Ordem: Squamata.
Família: Colubridae.
Nome científico: Sibynomorphus mikanii
Distribuição: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Habitat: Cerrado.
Hábito: Noturno.
Particularidades: Muitas pessoas as chamam de
Jararaquinha dormideira.

 Trata-se de uma
cobra extremamente inofensiva e calma, mesmo quando
manipulada com as mãos. É muito
comum encontra-las em hortas, lugar frequentado pelas
lesmas do qual se alimenta. Seu tamanho varia de 15cm
até 40cm. Não é venenosa, para quem gosta de criar esses animais, é uma excelente candidata.
Ela assim, como as outras cobras que podem ser criadas em casa mordem se manipuladas de forma errada, mas não tem veneno e a picada não é dolorosa.
Hábitos alimentares: Alimenta-se de lesmas.
Reprodução: Ovípara, coloca entre 05 e 10 ovos com o
nascimento previsto para início da estação chuvosa.





9 comentários:

  1. matei cinco essa semana aqui no meu patio. quase morri de susto.achei que eram venenosas e eu tenho os meus cachorros. fiquei com medo. mas agora ja sei.

    ResponderExcluir
  2. Tem uma no meu quintal que escondeu, mas ainda tem que ver se realmente é a Dormideira ou filhote de cobra venenosa como Jararaca ou Urutu.

    ResponderExcluir
  3. Tem uma no meu quintal que escondeu, mas ainda tem que ver se realmente é a Dormideira ou filhote de cobra venenosa como Jararaca ou Urutu.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de prender uma. Estava na calçada de casa aqui em São Roque. Que bom que não matei.

    ResponderExcluir