O que procura?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Neon Cardinal

Nome Científico: Paracheirodon axelrodi
Família: Characidae
Ordem: Characiformes
Distribuição: Desde o rio Orinoco, na Venezuela, através do rio Vaupes e ao norte e leste do rio Negro, no Brasil (até o Noroeste da Colômbia).
Habitat: Igarapés (matas alagadas) da Bacia do Rio Negro.
Alimentação: Microcrustáceos, larvas, e um pouco de alga.
Reprodução: A fêmea libera os ovos na água e o macho tem que se virar para fertilizá-los. Dependendo da temperatura da água, eclodem entre 19 e 20 horas. Quatro dias depois, os alevinos começam a nadar.

O pequeno e iluminado Neon-Cardinal (também conhecido por tetra-cardinal) é um peixe essencialmente de cardume, que hoje representa 80% da exportação nacional de espécies ornamentais.
A cidade de Barcelos, no estado do Amazonas, é a principal exportadora. O neon-cardinal vive em grupo e é considerado de índole pacífica, tanto que é mantido com facilidade em aquários.
A sua característica física mais marcante é a listra azul-brilhante, que o atravessa longitudinalmente, do focinho à nadadeira adiposa. Em geral, o corpo da fêmea é mais longo e pesado que o do macho. Pode atingir 4,5 centímetros de comprimento.
A maioria dos neons encontrados à venda no Brasil são coletados diretamente na natureza. Na Europa e Ásia, a reprodução deles em cativeiro já acontece há anos.
É um excelente peixe para aquários, mas é recomendado manter no minímo 12 exemplares, tanto para seu convivío, como para sua reprodução. Convivem muito bem com outros peixes, em aquários comunitários, como Tricoléri, Betta, Platy e entre outros.
Apresenta índole pacífica. Sua dieta é baseada em substâncias vegetais e animais. Em cativeiro come ração normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário