O que procura?

sábado, 14 de agosto de 2010

Seriema

NOME CIENTÍFICO: Cariama cristata

REINO: Animal
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Gruiformes
FAMÍLIA: Cariamidae
TAMANHO: de 82 a 92cm de comprimento, que vai da ponta do bico até a cauda.
PESO: 25 a 30 kg
HABITAT: áreas de Cerrado, pastos e campos
DIFORMISMO SEXUAL: os machos são mais acinzentados que as fêmeas, e estas mais amareladas.
REPRODUÇÃO: os machos lutam para disputar as fêmeas,que botam de 2 a 4 ovos, a incubação é por volta de 26 a 29 dias. Constroi o ninho em cima de uma árvore não muito alta, com barro, capim e outros materias grosseiros.
ALIMENTAÇÃO: caça todo o tipo de insetos (principalmente gafanhotos), sáurios (lagartos), pequenos mamíferos, adoram comer cobras, e aves que venham ao alcance de seu poderoso bico, e não gosta de se alimentar de animais mortos.


A sua principal característica é o canto longo e estridente que pode ser ouvido a um quilômetro de distância, sendo, sem dúvida, a vocalização mais importante e conhecida nos cerrados. A seriema possui a fama de avisar quando vai chover. Dizem no campo que quando a seriema canta é chuva na certa.

Se for apanhada bem pequena a Seriema transforma-se facilmente num animal doméstico. Os fazendeiros costumavam criá-la em galinheiro, pois ela come pequenas cobras e dá um sinal de aviso à chegada de qualquer intruso. Hoje a seriema é protegida pelo IBAMA e é proibida sua criação em cativeiro.

Já as Seriemas adultas não se deixam apanhar facilmente e ficam bem camufladas entre as árvores com sua plumagem cinza-amarelado. Elas voam mal, mas são boas corredoras. A "crista" da seriema é um tufo de penas bem compridas, com cerca de 12 cm, situado na base do bico. Essas aves vivem aos pares ou em pequenos grupos e passam o dia no chão, catando vermes, insetos e pequenos répteis (lagartos, cobras). À noite, empoleiram-se num galho baixo para dormir.

4 comentários: