O que procura?

sábado, 7 de agosto de 2010

Uirapuru Vermelho

O Uirapuru-Verdadeiro ou Vermelho, como também é conhecido, (Cyphorhinus aradus) é uma ave canora conhecida pelo seu canto particularmente elaborado, o que justifica que também seja conhecido vulgarmente como músico ou corneta. É reconhecido, também, apenas por uirapuru ou arapuru, guirapuru, rendeira, tangará ou virapuru. O termo é originário da língua Tupi-guarani "wirapu 'ru" e aplica-se ainda a outros trogloditíneos e pipríneos amazônicos.
É famoso pelo seu canto e pelas lendas que o envolvem. Possui um bico forte e pés grandes e mede, em média, 12,5 cm.
O seu habitat preferencial é o estrato inferior da floresta húmida, tanto em terra firme como, principalmente, em florestas de várzea. É nativo da América do Sul - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia,  podendo encontrar-se em quase toda a Amazónia brasileira, excepto no alto Rio Negro e na região oriental do Rio Tapajós
Come, principalmente, insetos, mas também se alimenta de frutas. Acredita-se que o uirapuru, como vários outros pássaros amazônicos, alimenta-se mais ativamente durante as estações chuvosas, quando formigas taocas saem dos formigueiros e passam a atacar animais rasteiros próximos, provocando movimentação que atrai os pássaros. Igualmente, crê-se que o uirapuru tenha o hábito de esperar até que outras espécies deixem o local para se alimentar, inspirando o ditado de que "enquanto os outros comem, o uirapuru canta."

                                            Fêmea do Uirapuru. Menos colorida.
                                               O Uirapuru de cima, mais colorido é o macho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário