O que procura?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cascudo Zebra Imperial


Nome Popular: Cascudo Imperial
Nome Científico: Hypancistrus zebra
Familia: Loricariidae (Loricarídeos)
Origem: Rio Xingú
Sociabilidade: Sozinho
Comportamento: um pouco agressivo com outros peixes. 
Tamanho do Peixe: 25 cm
Reprodução :. Na natureza ocorre na estação chuvosa que vai de julho a setembro.Em aquários , pode ser simulada com redução da temperatura em 1 ou 2 ºC e com troca parcial de água de mais de 30%.O ph deve ser ácido (entre 6,3 e 6,8 ) , a dureza carbonatada deve estar entre 4 e 6 ºdH e a dureza geral entre 5 e 8º dH.Água sem amônia e nitritos , com bastante correnteza e tocas para a desova.O início da reprodução ocorre com a fêmea ocupado uma toca e o permanecendo por 4 ou 5 dias.Nesse período o macho permanece na toca , bloqueando sua entrada.A fêmea pode desovar em torno de 15 ovos , que se fixam na parede da toca.É comum a perda das primeiras desovas e a ocorrência de ovos fungados , apesar do cuidado que lhes dispensa o macho.Os ovos férteis eclodem entre 3 e 7 dias , dependendo da temperatura.O desenvolvimento dos alevinos é rápido e o saco vitelino será todo absorvido em 10 dias.Após esse prazo devem ser alimentados com náupilos de artêmia e rações finamente trituradas.A retirada dos pais aumenta a probabilidade de sucesso.
São belíssimos e basicamente carnívora, mas aceitam outros alimentos também. Eles têm hábitos noturnos e sentem-se muito mais seguros se tiverem uma toca. Um ponto fundamental na criação destes lindos peixes é a qualidade da água, a amônia tem que ser nula e de preferência com uma temperatura de 27ºC. Muito pacífico, ideal para habitar um aquário comunitário. O Cascudo Zebra Imperial Esse cascudo é raro e proibido pelo IBAMA. Só pode ter posse de um exemplar quem tiver um cetificado. Só para ter uma idéia, o filhote sai a partir de R$160,00. Mas é um cascudo bonito e vale a pena ter um no aquário, desde que seja legalizado!

Ele é carnívoro ao contrário de muitos cascudos que aceitam alimentação vegetal, industrializada, etc... esse é carnivoro, como insetos, pedaços de carnes etc, assim como outros zebras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário