O que procura?

sábado, 14 de agosto de 2010

Mico Leão da Cara Preta

Nome científico: Leontopithecus caissara
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Callithricidae
Distribuição: O Mico-Leão-da-Cara-Preta vive somente na região de Guaraqueçaba, um santuário ecológico localizado num dos redutos mais bem preservados de Mata Atlântica em todo o Brasil. Foram encontrado exemplares no Parque Nacional do Superagüi e nas ilhas adjacentes nos estados de Paraná e São Paulo, Brasil. Seu hábitat disponível soma aproximadamente 17,300 hectares.
Característica física: São pequenos primatas com pelagem dourada no dorso e no tórax, apresentando face, juba, mãos, pés, antebraço e cauda pretos.
Habitat: Ele se abriga nos extratos médio e superior das árvores, gosta de dormir nos ocos das mesmas e se comunica com os outros através de sons muito agudos, ouvidos à distância.

Comportamento: O Mico-Leão-da Cara-Preta é territorialista, costuma viver em grupos de aproximadamente 10 indivíduos e é muito sensível à mudança de ambiente. Os pesquisadores acreditam que a população esteja em torno de 300 indivíduos apenas, quantidade considerada muito pequena e que representa uma ameaça à sobrevivência da espécie.
Longevidade: 15 anos.
Maturidade: Fêmea- 18 meses, Macho- 24 meses.
Época reprodutiva: Setembro a março

Gestação: 125 a 132 dias
Nº de filhotes: 1 a 3. O filhote quando nasce é assistido tanto pela mãe quanto pelo pai.
Peso adulto: 360 a 710g.
Alimentação na natureza: Frutas, insetos, ovos, pequenos pássaros e lagartos

Conservação: AMEAÇADO DE EXTINÇÃO.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário